data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Matéria atualizada às 17h do dia 18 de março de 2021
O Hospital Regional de Santa Maria deve contar com mais oito leitos de UTI Covid-19. A previsão inicial da Secretaria Estadual de Saúde (SES) era que os leitos fossem abertos ainda nesta quinta-feira. Mas, como a chegada dos equipamentos atrasou, eles só devem começar a funcionar na sexta. Atualmente o hospital conta com 30 leitos de terapia intensiva e 40 clínicos, todos dedicados ao enfrentamento da Covid-19.
Ocupação de leitos clínicos para Covid-19 está em 105,5% em Santa Maria
O anúncio foi feito em um informativo à imprensa sobre distribuição de respiradores para hospitais gaúchos. No texto consta que "dos 183 novos leitos UTI SUS anunciados no dia 11 deste mês, 93 haviam sido abertos até esta quinta-feira (18/3) - o número sobe para 101 novos leitos se contabilizados os oito que serão abertos no Hospital Regional de Santa Maria".
De acordo com a 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), a previsão era de que o caminhão com os equipamentos para a UTI chegassem a Santa Maria por volta das 15h desta quinta. Mas, o caminhão atrasou e só chegará pela noite. Assim, as unidades só devem começar a funcionar na sexta-feira, depois que houver a conferência de todo o material. A equipe que vai trabalhar no local já foi contratada e está habilitada.
Além dos oito novos leitos de UTI, outros 10 leitos de terapia semi-intensiva foram anunciados ao Regional para a semana passada, mas ainda não há previsão para que sejam abertos. Como há uma demanda crescente por profissionais para atuarem em leitos de hospitais em todo o Estado, há dificuldade para contratação de pessoal da área.
Na tarde desta quinta-feira, o hospital tinha 28 dos 30 leitos de UTI ocupados, mas esteve lotado durante 9 dias nas duas últimas semanas.
ENTREGA DE RESPIRADORES
A Secretaria da Saúde entrega, nesta quinta-feira, para representantes de 12 hospitais gaúchos, 71 respiradores beira-leito e 32 camas para a abertura de novos leitos de UTI SUS no RS. São respiradores comprados pela SES, enviados pelo Ministério da Saúde e também doados pela empresa JBS.
*Colaborou Janaína Wille